L1
R1
L2
R2

“O perfil NBI® possui 4 quadrantes e 8 dimensões. É um mapa que indica as preferências de pensamento da pessoa.”

O que é o NBI®?

Para alcançar o desenvolvimento pleno das habilidades e competências de uma pessoa, é preciso entender e analisar as particularidades dos seus perfis cerebrais. O NBI® é uma bateria de avaliações fundamentada em mais de 60 anos de pesquisas nas áreas da Neurociência, Psicologia e criatividade humana, utilizada por profissionais em mais de 30 países. As avaliações revelam o estilo de cognição emocional e a utilização cerebral do indivíduo nos quatro quadrantes e em oito subdimensões de acordo com as suas preferências de pensamento. Ou seja, dentro da utilização dos quatro quadrantes a nível cerebral, são mensurados ainda mais dois níveis de preferência em cada quadrante.

Por exemplo, embora um indivíduo se apresente com características de pensamento e comportamento predominantemente analítico, lógico e racional, ele pode revelar potencialidades em quadrantes opostos que não são expressadas em outras avaliações, e, por conseguinte, não serem exploradas de forma consonante com sua primeira dominância revelada, deixando assim de se beneficiar de tais potencialidades.

O NBI® é um questionário de 30 perguntas que indica suas preferências pessoais de pensamento. Elas influenciam a forma como você se comunica, toma decisões, resolve problemas e se relaciona com os demais ao seu redor. Entender como essa influência é respondida pelas pessoas favorece uma nova perspectiva sobre você mesmo(a) e sobre aqueles com quem você interage e se relaciona diariamente. Cada resposta que as pessoas escolhem nesse questionário é atual e relevante. Elas estão fazendo escolhas de acordo com as preferências de pensamento de como são hoje.

Fundamentação

Os princípios do NBI® são sustentados por pesquisas e descobertas sobre o cérebro desde a década de 60, baseando-se nos trabalhos de Roger Sperry que em conjunto com os neurofisiologistas David Hubel e Torsten Wiesel, receberam o prêmio Nobel em 1981.

Prosseguindo com as pesquisas de Ned Herrmann, Jacquelyn Wonder e Beverly Moore, Dr. Kobus Neethling ganha destaque e reconhecimento pelo seu trabalho sob a supervisão de Paul Torrance no Torrance Center for Creativity and Talent Development na University of Georgia – USA, incorporando mais oito dimensões de mensuração aos quatro quadrantes cerebrais.

Sua validação baseia-se no perfil de mais de 200.000 adultos e crianças de diversos países. O acompanhamento da evolução científica com estudos constantes em Universidades e Institutos nessa área permite agregar as mais recentes informações quanto à mensuração de cada avaliação.

Por mais de um século, pesquisadores têm focado profundamente no entendimento dos quatro quadrantes do cérebro. E, embora o conceito de ‘whole-brain thinking’ seja sua maior inovação com diversas aplicações, ele é apenas uma ponta do iceberg. As 8 dimensões representam um aspecto revolucionário do NBI® por prover maiores insights nos elementos de cada um dos quadrantes. Isso permite uma interpretação mais apurada e completa das preferências de pensamento e utilização cerebral de cada pessoa.

Para quem se destina essa certificação?

Este nicho do DH oferece apoio aos indivíduos para gerar algumas mudanças significativas nas suas vidas. Os Desenvolvedores Humanos ajudam os indivíduos a explorar o que eles querem na vida e como eles podem atingir suas aspirações e corresponder às suas necessidades.

Perfil recomendado:

NBI-Geral Adulto;

NBI-Negatividade Pessoal;

NBI-Habilidades Pessoais

Realizado um a um, tem sido crescentemente reconhecido como a forma para as organizações e indivíduos para melhorar o desempenho dos profissionais. Ao melhorar o desempenho das pessoas de maior influência dentro da organização, é provada a melhoria dos resultados dos negócios também. Esse tipo de desenvolvimento é provado na melhoria dos resultados dos negócios também. Esse tipo de desenvolvimento é geralmente realizado por profissionais externos cujos serviços são solicitados a partir de um acordo feito entre o contratante, o Desenvolvedor Humano e o profissional Executivo. 

NBI-Inovador/Criatividade;

NBI-Adulto Geral;

NBI-Habilidades;

NBI-Estilos de Liderança.

Sem estratégia, chegar onde se quer chegar se torna mais lento e perigoso. O escopo estratégico atua no algo da torre, onde a visão está instalada e sua preocupação é a sustentabilidade no futuro, no longo prazo, garantindo o sucesso no curto prazo.

NBI-Habilidades Pessoais;

NBI-Inovador/Criatividade;

NBI-Adulto Geral;

NBI-Estilos de Liderança.

Neste escopo o foco é a área profissional. Atuar nas habilidades, competências atitudes, emoções e comportamentos que elevem a performance profissional.

Perfil recomendado:

NBI-Geral Adulto;

NBI-Perfil Trabalho Desejado;

NBI-Estilos de Liderança;

NBI-Habilidades Pessoais

Gera aos grupos e equipes a oportunidade de ir além das atuais habilidades. Cria oportunidades mais amplas qo utilizar um processo direcionado aos resultados com base nas relações entre os membros, compartilhando experiências e resultados com a base nas relações entre os membros, compartilhando experiências e consciência sobre a importância das relações interpessoais. O desenvolvimento de Equipe segue uma estrutura de trabalho formatada a partir de pesquisas, customizadas para atingir as necessidades específicas da organização e resultados desejados.

NBI-Estilos de Relacionamentos/Empresarial;

NBI-Habilidades Pessoais;

NBI-Estilos de Liderança

Empreendedores são indivíduos com características muito particulares: são impetuosos, tem afeição ao risco, são criativos, tem a mente veloz, possuem ideias ágeis, de modo que muitas vezes uma se sobrepõe a outra e o grande desafio é acompanhar o ritmo desse profissional que é instigante. 

NBI-Adulto Geral;

NBI-Inovador/Criatividade;

NBI-Habilidades Pessoais.

 Foca nas preocupações a respeito da carreira do indivíduo, com o DHO essas questões são elucidadas e são utilizadas as abordagens de feedback sobre as habilidades do indivíduo, sobre as opções de carreira escolhidas pelo cliente. O processo é feito de forma clara, direta e focada na mudança pessoal com o intuito de entrar em ação imediatamente.

Perfil recomendado:

NBI-Adulto Geral;

NBI-Estilos de Liderança;

NBI-Habilidades

É geralmente conduzido de acordo com as necessidades encontradas no indivíduo ou no grupo que impactam direta ou indiretamente os resultados da organização. Considerando que um negócio deve gerar resultados e o P&L (Perdas e Ganhos) é a ferramenta que mostra isso, nesse escopo atuamos no sentido de elevar os resultados do negócio a partir do comportamento dos gestores.

(NBI-Adulto Geral; NBI-Inovador/Criatividade; NBI-Habilidades Pessoais)

Esta forma de DH foca nas habilidades essenciais que uma líder precisa desempenhar. O DH de liderança oferece uma abordagem flexível, adaptável e imediata no desenvolvimento de suas habilidades. Os programas de DH são desenhados especificamente para o indivíduo (líder) e estão geralmente focados no alcance de um número de objetivos de desenvolvimento de habilidades que estão ligados com as necessidades da organização.

NBI-Estilos de Liderança;

NBI-Habilidades;

NBI-Estilos de Relacionamentos/Empresarial.

 

Quer saber mais?