A PACER DHO: Surgiu há alguns anos da vocação e do desejo de promover a transformação de pessoas, equipes e organizações, com o intuito de contribuir no propósito de atingirem seus resultados, através do conhecimento, do aprendizado, da assunção de responsabilidade, do posicionamento e da ação, cumprindo assim seus chamados. Este site é parte do cumprimento desta missão e chamado no Desenvolvimento Humano Organizacional, pessoal, profissional e ministerial.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL NA PRÁTICA

Exatamente porque as mudanças transformadoras ocorrem de maneira tão orgânica e ao mesmo tempo tão dinâmica é que o Desenvolvimento Humano e Organizacional, nasceu, cresceu e continua amadurecendo transformando pessoas, equipes e organizações em tempos tão atuais, onde fazer a pergunta certa para obter as respostas certas fazem toda a diferença afinal muito mais importantes que ter as respostas certas é fazer as perguntas certas. 

É dessa maneira que o Coaching, o Mentoring e o Counseling mostram-se muito eficazes como abordagens específicas e ao mesmo tempo geradoras de resultados conscientes em um mundo transformado e cheio de ameaças, por um grupo de transformadores ousados o bastante para aproveitarem a oportunidade!

Neste aspecto os levantamentos através dos perfis Neethling Brain Instruments e as demais técnicas e ferramentas aplicadas em um processo prático e eficaz são grandes aliados na transformação consciente dos comportamentos rumo ao futuro preferível, rumo à meta, ao objetivo ou futuro desejado. O que você deseja para seu futuro?

Qual é o cenário propício para o DHO?

É o cenário da tecnologia, da fome pelo saber, do performar, do protagonismo sem ufanismo, do interagir e apoiar a individualidade sem individualismos, de promover equipes e não simples grupos de trabalho, de desenvolver e buscar o máximo de si buscando o que se deseja e não fugindo do que não se quer...

Pessoas desejando adquirir o conhecimento que leva ao aprendizado sobre si mesmos, muito além do conhecer sobre coisas, lugares, atividades e pessoas posicionando-se rumo qo que desejam baseados em seus princípios, prioridades e crenças fortalecedoras que os impulsionam para o alvo, para o resultado é que faz a total diferença rumo ao futuro desejado. Um processo de coaching prático e eficaz, que se preocupa na pessoa enquanto pessoa, é capaz de ajudá-la a responder a pergunta: Por que atingir este objetivo é tão importante para você?

Qual a distinção entre Coaching, Mentoring e Counseling?

Coaching: é uma relação entre alguém, o Coachee, que quer e precisa obter melhores resultados em determinada área de sua vida pessoal ou profissional e um profissional preparado para isso o Coach cujo papel é levar o Coachee a alcançar os seus objetivos de desenvolvimento. Isto pode ocorrer com um indivíduo, grupos ou empresas/organizações.

Num processo de Coaching, o Coach promove, através de perguntas contundentes e poderosas,  a condução do processo de um coachee do seu próprio Ponto A para seu próprio Ponto B. Lembrando que o Coach conduz o processo, e não a pessoa...

No Mentoring, o processo privilegia ou prioriza o relacionamento entre duas pessoas, Mentor e Mentee (ou mentorado). Tal processo é voltado para o desenvolvimento do aprendiz apoiado pelo Mentor que promove o caminho para o crescimento do indivíduo, da equipe ou mesmo de uma organização.

O Mentor é alguém com mais experiência que promove e apoia o desenvolvimento de pessoas, equipes e de organizações promovendo o relacionamento desenvolvedor, transformador, nestes vários cenários.  

Assim o processo de mentoring é voltado para o desenvolvimento do Mentorado ou Mentee, onde alguém com mais experiência, ou seja o Mentor, apoia o crescimento pleno, o processo de Desenvolvimento Humano e Organizacional de outra pessoa, o Mentee, que tem menos experiência naquela determinada área. A abordagem do Mentoring é mais ampla. Seu alcance é mais abrangente. Uma das maiores revoluções neste sentido, inclusive na era do conhecimento, é que nem sempre o Mentor é “mais velho” do que o Mentorado ou Mentee.

 

Counseling: tem como foco a resolução de um aspecto específico de dificuldade pessoal ou profissional. Normalmente é exercido por especialista no tema, que age de modo rápido e pontual. O processo se caracteriza por ser mais diretivo, baseado no aconselhamento.

Essas são três abordagens que se apresentam como excelentes alternativas para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal. 

Diferencial: Assim, em um processo de Coaching com abordagens em Mentoring e Counseling , através de perguntas contundentes/poderosas que promovam a reflexão transformadora do Coachee e que guarde os princípios (pilares) que regem o Desenvolvimento Humano e Organizacional,  são de suma importância para um desenvolvimento consciente.  A PACER DHO guarda os devidos limites de cada abordagem nessa transformação consciente e respeita os princípios que regem o desenvolvimento humano.

parceiro-nbinovo.png
instiad.gif

Os 7 Princípios (PILARES) que regem o desenvolvimento Humano

1.

ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Quando nascemos recebemos um presente uma dádiva chamada vida. Somos cuidadosos enquanto somos dependentes e navegamos para níveis de co-dependência e independência, até que nos tornamos inter-dependentes. Neste momento, somos levados a responder à seguinte pergunta: Como você quer viver a sua vida?

2.

EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA: o PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL PRESCINDE QUE SE CRIE UMA NOVA VISÃO, UMA NOVA PERCEPÇÃO DA REALIDADE. Para isso o Desenvolvedor Humano e Organizacional deverá promover uma expansão da consciência de que: 

Há coisas que você sabe que sabe – Consciência

Há coisas que você sabe que não sabe – Consciência

Há coisas que você não sabe que sabe – Não consciência

Há coisas que você não sabe que não sabe – Não consciência

3.

NÃO JULGAMENTO: Um dos princípios mais difíceis é o do não julgamento é muito miais poderoso do que se imagina o “não julgueis para que não sejais julgados”. O não julgamento abre uma porta para acreditarmos que todas as pessoas possuem potencial e recursos necessários para ser, ter ou fazer o que desejam.

4.

FOCO NO FUTURO: Coaching, Mentoring e Counseling são abordagens de desenvolvimento humano que focalizam objetivos a serem atingidos no futuro. O passado serve como fonte de aprendizado e referência, para trafegarmos em direção ao futuro.

5.

AÇÃO: Somos seres que fazemos. Realizamos coisas e nisto mora o progresso atingido pela espécie humana. Ação significa sair do estado passivo e entrar no estado ativo e realizar algo que vá ao encontro dos resultados que você espera. Novos resultados pedem novos comportamentos (ou novas ações)

6.

APRENDIZADO: A mudança transformadora promove o aprendizado do indivíduo que se prepara e se torna protagonista de seu próprio futuro não permanecendo estagnado em suas preocupações (círculo de preocupação) e expande para o Círculo de Influência através de um Círculo do Aprendizado promovido por ele mesmo numa ação de expansão com o objetivo do aprendizado pois segundo Einstein “aprendizagem é experiência, todo o resto é informação”.

7.

TRANSFORMAÇÃO: A Experiência do aprendizado oferece ao que se expõem à essa experiência a possibilidade de se transformar e de promover a transformação de outros! É a celebre frase do treinamento aéreo: “se houver descompressão da cabine, máscaras cairão à sua frente. Coloque-a em você mesmo primeiro para depois pensar em ajudar os outros” .