O que é o NBI®?

Para alcançar o desenvolvimento pleno das habilidades e competências de uma pessoa, é preciso entender e analisar as particularidades dos seus perfis cerebrais. O NBI® é uma bateria de avaliações fundamentada em mais de 60 anos de pesquisas nas áreas da Neurociência, Psicologia e criatividade humana, utilizada por profissionais em mais de 30 países. As avaliações revelam o estilo de cognição emocional e a utilização cerebral do indivíduo nos quatro quadrantes e em oito subdimensões de acordo com as suas preferências de pensamento. Ou seja, dentro da utilização dos quatro quadrantes a nível cerebral, são mensurados ainda mais dois níveis de preferência em cada quadrante.

Por exemplo, embora um indivíduo se apresente com características de pensamento e comportamento predominantemente analítico, lógico e racional, ele pode revelar potencialidades em quadrantes opostos que não são expressadas em outras avaliações, e, por conseguinte, não serem exploradas de forma consonante com sua primeira dominância revelada, deixando assim de se beneficiar de tais potencialidades.

O NBI® é um questionário de 30 perguntas que indica suas preferências pessoais de pensamento. Elas influenciam a forma como você se comunica, toma decisões, resolve problemas e se relaciona com os demais ao seu redor. Entender como essa influência é respondida pelas pessoas favorece uma nova perspectiva sobre você mesmo(a) e sobre aqueles com quem você interage e se relaciona diariamente. Cada resposta que as pessoas escolhem nesse questionário é atual e relevante. Elas estão fazendo escolhas de acordo com as preferências de pensamento de como são hoje.

Fundamentação

Os princípios do NBI® são sustentados por pesquisas e descobertas sobre o cérebro desde a década de 60, baseando-se nos trabalhos de Roger Sperry que em conjunto com os neurofisiologistas David Hubel e Torsten Wiesel, receberam o prêmio Nobel em 1981.

Prosseguindo com as pesquisas de Ned Herrmann, Jacquelyn Wonder e Beverly Moore, Dr. Kobus Neethling ganha destaque e reconhecimento pelo seu trabalho sob a supervisão de Paul Torrance no Torrance Center for Creativity and Talent Development na University of Georgia – USA, incorporando mais oito dimensões de mensuração aos quatro quadrantes cerebrais.

Sua validação baseia-se no perfil de mais de 200.000 adultos e crianças de diversos países. O acompanhamento da evolução científica com estudos constantes em Universidades e Institutos nessa área permite agregar as mais recentes informações quanto à mensuração de cada avaliação.

Por mais de um século, pesquisadores têm focado profundamente no entendimento dos quatro quadrantes do cérebro. E, embora o conceito de ‘whole-brain thinking’ seja sua maior inovação com diversas aplicações, ele é apenas uma ponta do iceberg. As 8 dimensões representam um aspecto revolucionário do NBI® por prover maiores insights nos elementos de cada um dos quadrantes. Isso permite uma interpretação mais apurada e completa das preferências de pensamento e utilização cerebral de cada pessoa.

Você também pode ter essa certificação!

© 2019

  • Terapeutas

  • Treinadores

  • Tutores

  • Professores

  • Profissionais de RH

  • Psicólogos

  • Mentores

  • Nutricionistas

  • Personal trainers

A quem se destina essa certificação?
 

O treinamento é projetado para equipar profissionais com o conhecimento e as habilidades necessárias para administrar os instrumentos do NBI®. Obtenha a sua certificação e destaque-se profissionalmente no mercado!

  • Coaches

  • Consultores

  • Gestores de pessoas